31 julho, 2016

CorelDRAW vs Illustrator

O Illustrator é um programa de desenho vetorial desenvolvido pela Adobe Systems para o Apple Macintosh, em 1985. Foi precursor no nicho de mercado de ilustrações, em especial para desenvolvimento de fontes PostScript. Diferente dos programas CAD na época, que utilizavam códigos para gerar curvas, o Illustrator usou o poder dos cálculos de Bézier junto com a possibilidade do dispositivo apontador (mouse). Também foi um dos primeiros aplicativos a utilizar teclas de atalho e, logo em sua versão 1.1 e, posteriormente, 88, se tornou um dos principais softwares para o macintosh, que justificava sua compra. Por ser desenvolvido pela a Adobe, empresa responsável pela a tecnologia PostScript (que possibilitou imprimir fontes como vemos na tela e usada até hoje.), acabou por ser o software de ilustração mais atualizado sobre a proximidade entre computador-impressão, principalmente com um gerenciamento de cores corretamente configurado.
O CorelDRAW é um aplicativo integrante da suite de aplicativos gráficos CorelDRAW. Criado originalmente em 1989 para o Apple Macintosh, foi no Windows 3.1 que encontrou sua fama, em 1992, quando foi incluido as opções de font TrueType, transformando o CorelDRAW em um programa sério de ilustração. O CorelDRAW parou de ser desenvolvido para Mac desde a versão 11, por conta de baixa nas vendas, desde então é desenvolvido somente para Windows. Hoje, o CorelDRAW usa desse apoio com a Microsoft para criar cada vez mais compatibilidade com o sistema operacional, principalmente a respeito de sua interface gráfica (HUI). O CorelDRAW foi percusor em juntar programas gráficos em uma suite de aplicativos, com o advento do CorelPhotoPaint, na versão 3. Essa suite teve diversos aplicativos com o decorrer do tempo, os que estão a mais tempo inclui o CorelDRAW, o PhotoPaint, o Capture e mais recentemente o BitStream Font Navigator. Em sua versão X5 o CorelDRAW começou a salvar e abrir nativamente arquivos do Illustrator (.ai).
O Illustrator era absoluto no nicho de ilustração vetorial. Até que, com a vinda do Windows 3.11 e problemas na Apple com a administração de John Scully, o CorelDRAW atingiu seu apogeu, pois estava rodando em um sistema de interface gráfica mais barato que o MacOS. Apesar de não ter tantas funções, em geral, quanto o Illustrator, o CorelDRAW apresentava um melhor custo-benefício, pois atendia a necessidade geral e funcionava em um computador muito mais barato (na época, PC-IBM ou compatível). Com a chegada do Illustrator ao Windows, o CorelDRAW começoua a perder força ao redor do mundo. O Illustrator recuperou a sua liderança principalmente fora do país. Hoje, o Illustrator é mais usado entre designers e ilustradores e o CorelDRAW vem sido usado principalmente em gráficas rápidas por possuir opções mais simples de impressão, apesar de falhas no gerenciamento de cor padrão.
Aprender CorelDRAW em um curso é muito mais barato do que aprender Illustrator. Por conta do baixo custo do aplicativo, hoje, mais pessoas estão capacitadas a usar o CorelDRAW. A linha de aprendizado é basicamente a mesma, sendo que o Illustrator se torna mais fácil para aqueles que já possui conhecimento em outros programas da Adobe, como o Photoshop.
Nos testes feitos pela PortilloDesign em um Core i5, com 4GB de RAM DDR3 e 1GB de vídeo NVIDIA, o CorelDRAW usou menos da máquina quanto a opções e soluções simples. Porém, quanto mais complexo o desenho e, em uma complexidade semelhante no Illustrator, o CorelDRAW mostrou-se menos estável. Quanto a coisas extremamente complexas, ambos apresentaram problemas, porém o CorelDRAW, às vezes, corrompe definitivamente o arquivo. Por outro lado, ele cria constantemente cópias de segurança. No Illustrator, se você não salvou, não tem como recuperar. Mas não obtivemos conhecimento de arquivos corromperem no Illustrator.
O Illustrator, por ser da Adobe possui comunicação direta entre o InDesign e outros produtos da empresa, como o Photoshop e o Flash, que funcionam bem com um simples copie e cole ou através do Bridge. Já o CorelDRAW trabalha bem com as exportações e se comuncia bem com os programas da Microsoft e de suas suites.

Opções de Ilustração Exclusivas do CorelDRAW

O CorelDRAW apresenta algumas ferramentas semelhantes a desenhos CAD, como a ferramenta para a inserção de cotas, que são aqueles traços com a medida de uma determinada área, usada em projetos  de engenharia, arquitetura, etc. Possui também ferramentas que facilitam a criação de diagramas, através de chart e da ferramenta de ligação de pontos.
Através do efeito contorno, é possível gerar um contorno único para vários objetos selecionados. É uma ferramenta interessnte para ilustradores que pretendem colocar um contorno geral mais espesso ao redor de todo o desenho.
As linhas-guias dinâmicas também ajudam a deixar o desenho um pouco mais técnico. Você ainda pode determinar um plano de fundo para a página, para usar como referencia de desenho ou base para reprodução.
Para facilitar, o CorelDRAW permite também transformar textos escritos do tipo parágrafo ou linear com poucos cliques. Para deixar o uso mais fácil o CorelDRAW também trás um painel de dicas, que explica rapidamente o uso da ferramenta, além de, na barra de status, mostrar as opções comuns da ferramenta. Essas opções de dicas ajudam na linha de aprendizado.
Apresenta ainda uma forma de criar scripts utilizando o VB.net for Applications da Microsoft, o mesmo usado pelo pacote Office, isso permite criar funções simples que facilitam o uso para trabalhos que precisam ser replicados. Algumas ações já vem como padrão, como a criação automática de calendários e paletas para impressão.

Ferramentas exclusivas do Illustrator

O Illustrator possui ferramentas de distorção que facilitam a criação de diversas figuras complexas. Permite, a partir da versão CS5, deformar a espessura das linhas em pontos específicos determinados pelo o usuário, para dar charme a ilustração. Herdou também as novas propriedades da ferramenta píncel, que simula um traço artístico baseado na pressão de uma tablet. O Illustrator também permite que uma deformação seja feita a partir da forma de outro objeto que está acima, dessa forma fica fácil deformar preenchimento para, por exemplo, um objeto redondo.
A ferramenta Grade de Perspectiva permite desenhar formas adaptando a um ambiente de simulação 3D. Assim como, as ferramentas de comportamento dos símbolos, auxilia na criação de partículas ainda mais aleatórias e com propriedades específicas cada uma.
Baseado em uma pequena planilha, o usuário pode criar gráficos de diversos tipos. Ainda é possível importar a tabela de um arquivo de planilhas eletrônicas, como o Excel ou Calc.
Uma das opções mais interessantes para designers é o Guia de Cores, trata-se de uma paleta onde você pode encontrar referências e tons relacionados a cor selecionada. Por exemplo, é possível localizar a cor complementar, triade, e outras combinações, baseado, claro, no disco de Newton. Facilitando, assim, o trabalho de colorimetria.
Talvez o maior diferencial do Illustrator sejam as opções de efeitos. Além de efeitos comuns como sombra, brilho e etc. O Illustrator apresenta filtros SVG que podem, inclusive, ser importados de outras fontes. Os efeitos de esmaecemento das laterais e de arredondar as quinas de um objeto pode ser uma ‘mão na roda’ para o acabamento de alguns trabalhos. Efeitos como zigzag facilitam muito a criação de objetos com cerdas ou dentes. Mas, sem dúvida, o efeito que mais chama atenção é o Revolve (envolver), muito comum em ambientes 3D, serve para criar um objeto baseado em um caminho (path) sobre um eixo. Dessa forma, é fácil criar objetos tridimensionais como copos, garrafas, vasos, etc.

Desmistificando alguns mitos

O Illustrator tem sim opção para com a ferramenta PowerClip, do CorelDRAW. Chama-se máscara de opacidade e baseia-se no uso de um objeto como canal Alpha sobre outro. A opção encontra-se na paleta de Transparência.
O CorelDRAW também trabalha com partículas, entretanto, essas são acessadas a partir da ferramenta espalhador, parte do conjunto da ferramenta mídia artística e deve ser baseada em um arquivo externo.
É possível sim criar múltiplas páginas e dar nomes a elas no Illustrator, é chamado de ArtBoard. Há uma paleta específica para isso, você também pode reorganizar a ordem.
Você pode copiar um objeto no CorelDRAW e colar diretamente em um programa da Adobe, como o Illustrator ou Flash, que ele respeitará as condições vetoriais desse objeto. O único problema que pode haver será com a importação de alguns efeitos, que podem sair um pouco diferente do esperado.
Apesar de você não poder usar vb.net, você pode sim importar e usar scripts no Illustrator. Esses scripts, porém, não possuem tantos atributos quanto o vb.net, por limitações de sua própria linguagem.
O CorelDRAW não é um programa para criar livros, revistas e sites. A Corel tem um programa próprio para isso, chamado Ventura, não disponível no mercado brasileiro. Assim como o WebSite Creator, parte integrando do CorelDRAW Premium Suite X5, pacote também não distribuído no Brasil.
O Illustrator não pode ser exportado ou salvado em formato CDR, do CorelDRAW.
O Illustrator não é uma cópia do CorelDRAW, e vice-versa. Apesar do Illustrator ser mais antigo, já existiam outros poucos programas de desenho vetorial. Cada um deles veio para atender à uma necessidade diferente do mercado e acabaram se cruzando e caindo na área de ilustração artística.

Algumas regras básicas de boa conduta

Independente do aplicativo que escolher, o arquivo final SEMPRE tem de ser salvado ou exportado em um formato genérico. PDF e EPS são formatos excelentes e que podem ser abertos na maioria dos aplicativos gráficos, vetoriais ou não. Evite também exportar arquivos vetoriais que possuam muitos efeitos exclusivos.
Conheça mais teoria técnica. É muito importante conhecer como uma imagem vetorial é gerada e os termos técnicos das opções mais comuns. Dessa forma, o usuário poderá se adaptar facilmente a qualuqer ambiente de trabalho, independente do aplicativo que estiver usando. Isso é muito importante principalmente para emergências, onde, às vezes, só encontramos uma opção de aplicativo.
Experimente e conclua. A ferramente é sim importante. Frases como “ferramenta não importa” é algo totalmente errado. Um bom pedreiro com uma furadeira vai ser sempre mais eficiente do que um bom pedreiro usando marreta e preto para fazer um buraco. A capacidade da ferramenta nunca deve ser ignorada, pois esta trás mais conforto, flexibilidade, agilidade e qualidade ao trabalho final de quem a utiliza.
Mantenha-se sempre informado da versão mais nova do aplicativo. Atualização de aplicativos é um dos investimentos principais para gráficas e gráficas rápidas, que, muitas vezes não podem garantir que seus clientes venham com um arquivo corretamente fechado e precisam abrir algo às pressas.
Conheça TERMOS TÉCNICOS, isso é de uma importância gigantesca, principalmente para prover uma boa comunicação entre usuários de aplicativos que usam termos próprios. Uma imagem matricial, no CorelDRAW, por exemplo, é tratado sobre o nome de ‘bitmap’, mas sempre será uma imagem matricial.
Seguindo essas regras básicas, que qualquer profissional já deve seguir, é possível manter uma boa relação entre usuários de diferentes aplicativos gráficos.
Concluindo…
Qual é melhor? CorelDRAW ou Illustrator. A resposta deixo para vocês. Tentei aqui ser o mais imparcial possível, então deixe o seu comentário sobre o programa que usa (ou não gosta) e deixe que outros leiam suas opiniões e informações adicionais sobre ele.


A Opinião do Autor
Particularmente, prefiro o Illustrator. Apresenta-se como um aplicativo mais maduro e sofisticado. Também apresenta ferramentas que tornam o meu trabalho muito mais eficiênte. O CorelDRAW possui gerenciamento de perfil de cores muitas vezes falhas e poucas pessoas sabem configurar, além disso, se mostra muito mais pesado e não tem uma área de trabalho muito intuitiva. Além de muitos bugs que não são corrigidos com as novas versões.
O importante é que eu sempre salvo os arquivos em EPS e PDF, não só em .ai. Existem vários mitos, mas o CorelDRAW abre sim arquivos do Illustrator e importam arquivos PDF. Entretanto, o Illustrator só abre arquivos do Corel salvados até com a versão 10.
Infelizmente, a maioria dos pseudo designers, que trabalham em gráfica rápida, ainda usam somente CorelDRAW e não possuem conhecimento aprofundado nem mesmo nessa ferramenta. Por isso, designers que usam Illustrator se vêem muitas vezes ‘obrigados’ a instalar o CorelDRAW para poder abrir arquivos mandados por pseudo profissionais.
← Postagem mais recente Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário